sexta-feira, 6 de maio de 2016

Homenagem ao dia das mães (2)


Homenagem ao dia das mães (2)

Doçura nas palavras, suavidade nos gestos:
quanto os filhos têm a aprender com as mães!

Mãe nos orienta que, para palavras duras há sempre um jeito suave de dizê-las. Mãe é assim: mesmo quando nos diz palavras amargas dosa a língua no açúcar!

 Mãe tem um jeito especial de tratar e cuidar dos filhos. Ela sabe a ferida que dói, o desejo mais ardente, o segredo mais secreto e outras ´cositas mas´... Com sua doutrina pacienciosa e palavras medidas, trata os filhos como príncipes e princesas. Arruma meticulosamente nossas roupas, cama, objetos pessoais e ainda têm tempo (e muito!) para nos ouvir com seus ouvidos atentos, olhar doce e mãos acolhedoras.
Os filhos, ao contrário, são imediatistas, pragmáticos... Jogam as roupas em qualquer canto, tiram as coisas do lugar e não as recolocam, respondem por monossílabos... Ah, quanto os filhos têm a aprender!
Mas, toda mãe está sempre pronta para receber docilmente o filho e o aconselhar com palavras que somente quem nos deu à luz pelo ventre ou pela adoção é capaz. E é assim conosco desde pequeninos. Ela nos ensina ao pedirmos algo usar ´por favor´ e retribuir com um ´obrigado´, usar as palavras ‘bem-vindo’, ´com licença´, ´perdão´, ´está perdoado´, e tantas outras que nos ajudam a crescer com um caráter dignificado.
A vida é isso e torna-se mais radiosa quando o diálogo vence a barreira da rudeza e deságua na praia da suavidade. Palavras amargas e gestos bruscos não ganham consciências nem unem pessoas. Mães bem sabem disso. Em geral é o coração tranquilo, não os músculos exaltados que trazem o entendimento e deixam o ambiente em paz.
Essa lição é sensível, pacienciosa. Ter docilidade ao falar e suavidade no trato revela que somos grandes por fora e gigantes por dentro.
Propiciar uma interação melhor com terceiros é sermos beneficiados com nossas próprias falas e ações, e assim saborearmos, gole a gole, o mel da vida nas taças claras da bem-aventurança!
Prof. Inácio Dantas

Do livro Ebook “Mulher, mãe: lições de vida para toda uma vida.” – Adquira em www.amazon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário