domingo, 28 de agosto de 2011

Lições aos filhos – Ilusões & realidades




    As melhores instruções de um filho são os ensinamentos de seus pais. A sala de casa é uma escola, onde os filhos dão seus primeiros passos e onde recebem as primeiras lições. Lições de um momento, lições para toda a vida. É importante, e improrrogável, que o pai e a mãe intercedam na educação e no crescimento dos filhos, preparando-os para a realidade do futuro, para quando adultos estarem preparados para enfrentar e vencer as adversidades da vida.

>> 

     Instruções importantes ao seu filho

·         Não crie-o despreparado nesse mundo de lobos. Além dos ensinamentos livrescos, escole-o nos ensinamentos da vida. Muna-o de experiência para enfrentar, e vencer, qualquer artífice do mal.

·         Sabe os castigos que o seu pai lhe dava e você abominava? Cuidado para não repeti-los com o seu filho, para que não suceda, amanhã, ele os repetir com o filho dele...

·         Ensine-o a não mentir. Viver de mentiras é construir a reputação sobre alicerces de areia. A qualquer momento desmorona sob uma pequena onda, vinda do grande oceano da verdade!

·         Afaste-o das colheitas do malfazer. Se da benignidade colhe-se o bem, o que se colhe no pomar dos pecadores, o que é, senão o fruto do pecado?

>> 

     Ilusão
 
     Viver na ilusão é viver em eterna imaginação, num sonho longo, interminável.
     Iludir-se é enganar os próprios sentidos e navegar solitário entre névoas de falsas sensações; é imaginar sempre o melhor para si, porém, pouco ou nada fazer para alcançar. E o mundo atual está assim, repleto de iludidos...
     Pessoas que fazem da ilusão seu modo de vida vivem em paralelo com o mundo real. São iguais nefelíbatas: cabeça nas nuvens, pés distantes do chão.
     Todos podem ter suas ilusões, mas devem ter gana para realizá-las, afim de que não se transformem em devaneios perpétuos.
     Nós, pais, devemos ser o porto para os filhos fincarem âncora e realizarem seus sonhos. Ilusões sem realizações são como a bela rosa-dos-ventos que, indefinidamente, gira em si mesma e nunca sai do lugar!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Criança na escola):

     Temas complementares (Laços de amor):

Nenhum comentário:

Postar um comentário