terça-feira, 5 de julho de 2011

A Bíblia e a Família: duas meditações oportunas:



  “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe. Porque serão como diadema gracioso na tua cabeça e colares ao teu pescoço”

Provérbios 1:8-9

     Pai, instrua o seu filho. Filho, ouça a instrução do seu pai!
     Pode um filho ser feliz e encontrar a prosperidade vivendo em desarmonia com os pais? Certamente que não. A felicidade de qualquer um tem como premissa a boa educação e o relacionamento harmonioso junto aos seus pais e à família.
    Um lar onde pais e filhos não se entendem as paredes tremem. É um lar frio pela ausência de calor humano e escuro pelas trevas do desentendimento. E ainda pior. Ao haver brigas e desapreço, Deus se entristece e uma névoa de infelicidade cobre aquela morada.
     Qualquer lar para ser forte, inabalável, tem de estar unido pelo respeito e ungido pelo amor.
     O filho deve receber, qual um dedicado aluno, as lições ministradas por seu pai e sua mãe. São lições de vida e cidadania, pois a melhor escola de um filho são os ensinamentos dos seus pais.
   As pessoas que têm uma luz especial, que vivem a sorrir, a irradiar paz e felicidade e subir os patamares da vida com troféus de vitórias, são, inconfundivelmente, aquelas que têm amor por Deus e amor por seus pais eternizados no coração!

>>

     “Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.”
João 16:32

     Haverá de chegar um momento, na vida de todos os pais, quando verão seus filhos deixarem o lar paterno para congregarem-se a outras famílias. A casa, onde junto aos pais era festa, de repente será silêncio. Dispersos, cada um para um lado, os filhos deixarão pai e mãe.
     Mas, por mais que fiquemos sós, Deus sempre está conosco!
     Tenha você também esta certeza da proximidade de Deus e construa uma ponte sobre o silêncio e a solidão. Para isso, peça ao Criador:
     Em cada palavra de amor que eu disser, duas flores desabrochem no jardim da paz;
    em cada tufão de dificuldade que soprar, erga-se o muro inquebrantável da esperança;
   em cada atalho que eu tomar, rumo ao meu destino, que Sua luz ilumine meus passos e Sua mão desvie as setas do perigo;
   em cada lágrima de dor que verter dos meus olhos, mil lampejos de alegria reflitam da minha boca;
     e, Senhor, em cada sonho que eu tiver, revela-me a maravilha do Seu Reino. E se eu for merecedor, desperta-me para alcançá-lo e comigo esteja, hoje e por todo o sempre.
    Amém!

     Inácio Dantas
    
    Temas relacionados (Amor e paixão):

    Temas complementares (Não basta ser pai...):

4 comentários:

  1. Feliz dos filhos que respeita pai e mãe que seus dias serão aumentados no céu e na terra que o senhor teu Deus te dará.

    ResponderExcluir
  2. De uma coisa eu falo hoje esta complicado educar filhos ainda mais q as leis hoje favorece eles e tira o direitos dos pais educalos

    ResponderExcluir
  3. Estou com 57 anos dediquei a minha vida aos meus 3 filhos,talvez não sei não fui perfeito mais tudo foi sempre pensando no bem estar deles numca faltar comida carinho e amor,mais parece que não fui competente pelo menos é a impressão que ficou pra mim um me deu 5 tiros a 3 metros de distancia, atrás de mim as coisas ficaram tudo perfurado Deus me deu outra vida ,o segundo filho quebrou minha cabeça tomei 10 pontos por chamar a atenção dele,e o outro brigou comido de mão, por achar que eu não deveria falar com a esposa dele por algo que achei que era errado ,mais continuo amando a todos mesmo sendo mau compreendido,mesmo não sendo cristão amo a Deus e jesus e minha esposa que apoia nedta luta.

    ResponderExcluir
  4. Eu precocemente tive uma decepção muito grande com minha filha de 12 anos me afrontando, dizendo que não represento nada pra vida dela.Preferi ignorar e deixar que a vida mostre a ela a verdade.Mesmo ciente que sofre alienação parental,ela tem maturidade suficiente para saber o quanto eu sempre amei

    ResponderExcluir