terça-feira, 5 de abril de 2011

Justiça, julgamento leal, valores inalienáveis para a riqueza do bem-viver.


    Um dos maiores ensinamentos que os pais devem transmitir aos filhos diz respeito à ser justo e a julgar as coisas com justeza. Pais que não prezam a justiça, que julgam injustamente, por certo têm suas vidas atribuladas e, afinal, que exemplos passam aos filhos? Porém, aqueles que têm seus enfrentamentos resolvidos dentro desses valores, além de resolvê-los exitosamente, passam aos filhos lições morais de como construir a vida na respeitabilidade, licitude e honradez.

     Justiça

     O foro da justiça é, antes de tudo, a nossa consciência. Conscientizarmo-nos, e agirmos, usando com eqüidade a balança da justiça, é sermos justos com os outros para que sejam conosco, e, principalmente, estarmos protegidos por Deus.
     A prática da justiça é matéria que se aprende na escola e complementa-se no lar. Assim, pai que age com justiça forma um filho justo; e, contrariamente, pai que age com injustiça corre o risco do filho se espelhar nele e também agir injustamente.
     A luz da justiça deve propagar-se por todo o universo da criança e iluminar seu crescimento e formação. Será justa, sempre, desde coisas pequenas até coisas imensuráveis.
     Fazer o que é justo pode, eventual-mente, dar trabalho e ser dispendioso. Mas, é certeza de consciência limpa, alma liberta e dias tranqüilos.

>>

     Julgamento

      Aquele que julga sem provas, não tarda e será julgado pelo Julgador. Assim está escrito!
      A história deixou gravada com tinta de sangue a epopéia daqueles que julgaram – e condenaram – inocentes. As provas, e o direito, foram alterados e convertidos em interesses escusos.
     Não se deve julgar sem provas.      Esse é um fundamento universal que deve estar ativo na mente do homem!
     Quanto aos filhos, devem começar tão logo se predisponham a julgar sem estarem munidos de provas cabais. Será nesse ato que você intercederá, orientando-os como agir. Ressalte que o direito que usarem para julgar, os outros usarão julgá-los.
     Ao crescer com essa base consolidada, eles saberão que julgamentos errados podem mudar o destino das pessoas – e até do próprio mundo!

     Inácio Dantas
     Do livro © “Pai, o que dizer para o seu filho?

     Temas relacionados (Participação dos pais):

     Temas complementares (A vida com a presença de Deus):

     Temas afins (Casais unidos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário