sábado, 2 de abril de 2011

Ironia? Irritação? Oriente seu filho o exercício do respeito e da paciência.



     O filho deve respeitar o pai, a mãe, os entes familiares. Quebrar essa ordem é ver o filho voltar-se contra os familiares e desagregar o lar. E lar onde filho desobedece e desrespeita os pais, até as paredes tremem. Não deixe, jamais, chegar a esse ponto. Você, pai, é o capitão; seu filho o soldado. E pela ordem natural das hierarquias, soldado sempre obedece e respeita o capitão!

     Ironia

     Quando o filho ironiza o pai, e o pai não tem voz ativa, o lar fica sem rumo, desgovernado, como um astro no espaço que perde a luz e projeta-se no vazio.
    Jamais deixe isso acontecer com você!
    Ironizar é zombar, transfigurar as palavras interpretando-as com um sentido diferente do que são. Ao primeiro sinal, pulso firme e um chamamento para corrigi-lo. No ato. Negligenciar é permitir que o filho ‘role os dados’ e dar as rédeas para controlar você.
   Por mais que um pai seja amigo do filho, e sempre deve ser, há uma divisão definida entre quem ordena e quem obedece. Quando essa lógica é invertida, até as telhas estremecem...
   Um pai jamais deve aceitar, passiva-mente, que o filho lhe faça sarcasmos. E para não chegar a esse ponto, desde pequeno, a educação deve ser para o filho um alimento, e o respeito ao pai o ar que ele respira!

>>

      Irritação

    Há pessoas que, sem explicação plausível, descontrolam-se emocionalmente, perdem o humor e ficam irritadas. Passam a conversar em monossílabos, fechadas com ‘cara de poucos amigos’. O relacionamento perde o feelling e o ambiente fica tenso, delicado. Mas, como evitar chegar a esse estágio?
     A irritação não afeta somente os adultos, mas também os pequenos e jovens. Ter autocontrole é suavizar os nervos e não ser tomado pelo destempero. E esse autocontrole deve ser transmitido pelos pais, a fim de dar ao filho experiência para superar-se em momentos críticos. Alguns exemplos:
     *Não perder tempo com nulidades, postergando o importante.
     *Tarefas complexas, não fazê-las se tiver dúvidas ou se não souber.
     *Ante um momento vital, pensar para decidir, e jamais decidir afoitamente.
   
     Inácio Dantas
     Do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho? )

     Temas relacionados:
      Temas complementares (Relacto. Casal):

     Temas afins(Sorriso, altoastral):
http://inaciodantas.blogspot.com/2010/09/sorriso-animo-bom-astral-sugestoes-para.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário