sexta-feira, 1 de abril de 2011

Disposição, boa educação: seu filho em sintonia com o mundo!


  Cobre, racionalmente, força colaborativa do seu filho. É importante ele participar das atividades do lar. Ajudas para coisas leves e triviais são bem-vindas. Isso torna-o pais participativo, cria um entrelaçamento familiar,  acelera o dinamismo e a boa disposição.

     Educar para não punir

     As lições de um pai ensinam, educam e, mais que enciclopédias, são lições de existência e substituem as melhores faculdades do mundo.
     A lâmpada de um filho são os olhos do pai; os rastros do filho, os passos paterno. Na ausência do pai há a escuridão do amanhã e veredas incertas guiadas por mãos estranhas.
     A voz paterna pune com rigor, mas acalma qual suave melodia. Antes uma bronca que orienta, que um elogio falso; antes o grito para indicar o perigo, que o acidente pelo silêncio.
     Os braços de um pai devem estar abertos para libertar o filho para o mundo, e para recebê-lo e aconchegá-lo quando um dia retornar.
     Pai, eduque seu filho melhor que seu pai educou você. Amplie seus limites, alargue seus horizontes. Ontem, hoje, amanhã, e de geração em geração!

>> 

     Disposição

     É exigindo boa disposição no seu mundo infantil que, ao crescer, um filho mais facilmente estará bem disposto no seu mundo adulto.
     Ao ser ensinado, após suas brincadeiras, que deve guardar o que tirou do lugar; que deve usar e não estragar; limpar o que sujou; apagar luzes acendidas e tantas outras pequenas atribuições, a criança fará disso um hábito - saudável e responsável.
     A liberalidade no lar, tolerando que ela ‘bagunce’ sem ter limites fixados e rotinas preestabelecidas, fará com que ela pense que sempre haverá alguém para reorganizar suas coisas, habituando-a à indisposição.
    Assim, ensinar e exigir desde cedo, é não ter que cobrar e punir mais tarde. E ao entrar na concorrida disputa por um posto de trabalho, com uma disposição invejável, dará um grande passo para conquistá-lo, possibilitando, dessa forma, realizar seus sonhos e objetivos de vida.
  
     Inácio Dantas
     (do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?)
.
     Temas relacionados (Dicas para boa amizade):

      Temas complementares(Relações entre casais):

      Temas afins (Sonetos-Poemas)

Um comentário:

  1. Excelente conteúdo, atitudes simples que fazem toda diferença na vida da gente...

    ResponderExcluir