quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Relacionamento com crianças: seus filhos, missão paterna.


    Habituar os filhos às "mordomias", tudo que eles querem os pais atendem, é prática não recomendável. Porque, afinal, e quando não for possível atender seus pedidos? Há que ter comedimento para que não se acostumem às facilidades, pois quando tiver que obter coisas com esforço próprio não terá disposição nem energias.

     1.Mimos

     Cuidado, pai, para não mimar excessivamente seu filho. Cobri-lo de mordomias é uma forma inadequada de criação. Ao ter tudo que quer, na hora que quer, como se tudo fosse fácil, bastando apenas pedir, o fará habituar-se. E não é bem assim... As conquistas da vida têm seu preço; e tão somente estender a mão para receber não é uma delas. “Aquele que estraga seu filho com mimos terá que lhes pensar as feridas...” Ecles. 30:7
     Mesmo que você seja abastado, ‘administre’ as exigências do seu filho. Dê-lhe tarefas e, executadas, retribua com um mimo. Essa é uma forma dele esboçar esforço para obter o que quer.
     Filho habituado ao bon-vivant terá dificuldades em viver se um dia você faltar. Entretanto, se ele crescer condicionado às tarefas, estará habituado ao esforço e será capaz de ganhar o próprio sustento sob qualquer condição. Pense nisso.

>>

    2.Missão Paterna

     A caminhada para a evolução intelectual e profissional do filho tem os seus primeiros passos no quintal de casa. Ali ele vai ser orientado, educado, e ter seu caráter formado. Depois de longa e exaustiva jornada, o pai conclui com êxito sua missão: o filho está pronto para abrir a porta, sair às ruas e ganhar o mundo.
     Seja qual for a formatura do filho, seu verdadeiro diploma será o obtido na universidade familiar, na sala de aula da casa paterna. A inteligência que ele adquirir, e a profissão que conquistar, serão resultados de um pai que trabalhou nos bastidores, incansavelmente. Durante uma vida ele dedicou-se a ensinar ao filho algo de grande valia: lições de vida.
     A vitória do filho é o prêmio do pai. É a certeza que ele o proveu dignamente e o filho abraçou essa causa de corpo e alma, fazendo os dois, ao mesmo tempo, felizes e realizados!

     Inácio Dantas
     (do livro ® “Pai, o que dizer para o seu filho?”)

     Temas relacionados:

     Temas afins (Boas relações entre casais):

Um comentário:

  1. Oi Inácio tudo bom ?Agradeço a visita no meu cantinho e vim te oferecer um selinho de Natal.Ficarei feliz se aceita-lo.Abraços fraterno.

    ResponderExcluir