sábado, 6 de novembro de 2010

Bom filho, boas lições de vida. Bons alunos saem de bons mestres!

     Há temas que os nossos filhos devem aprender dentro do lar, tendo os pais como mestres e disciplinadores. Deixar que aprendam nas ruas podem ser lições que desensinam, experiências amargas que moldarão suas vidas. Por isso, sempre, esteja com o seu filho, para que o seu filho esteja sempre com você!

     Lições para os filhos

    Nossos filhos, sobretudo na adolescência, estão em ininterrupta evolução intelectual. Paciência, educação, e bom senso crítico são formas de participarmos para ampliar-lhes os horizontes da vida. Outras dicas:

    *Conversar em bom tom, sem o uso de termos grosseiros ou pejorativos. Uma boa conversa evolui para a boa compreensão, resultando a boa aprendizagem.

     *Não ironizar suas idéias ou menosprezar seu potencial. As experiências de vida que você der podem ser bastante para torná-los mestres.

   *Participar de cada etapa da vida deles como se constrói os degraus de uma escada: com esmero e firmeza. Quem sabe, no futuro, eles a usarão para subir ao pódio?

>>

     Liderança

      Desde a infância algumas crianças já se despontam organizando e comandando o ritmo das brincadeiras infantis. Outras, menos atuantes, retraem-se não demonstrando aptidão momentânea. Os pais, atentos, as acompanham e orientam, objetivando, assim, o melhor desenvolvimento.
     Como responsáveis por essa obra, eles devem cercar os filhos de todas as condições para desenvolver a liderança. Os filhos, por sua vez, dedicam-se a essa causa como condição primordial para realizá-la, porque mesmo que não nasçam com o dom da liderança, o caminho para obtê-la está no apoio recebido dos pais.
   Embora muitos sejam autodidatas, pois a vida também é uma escola, é com os estudos, trabalho, aprendizagem, que as pessoas desenvolvem e expandem essa habilidade, tornando-se exímios e competentes líderes.

     Inácio Dantas
     (do livro ® Pai, o que dizer para o seu filho?”)

     Temas relacionados (Orientação ao filho):
http://paefilho.blogspot.com/2010/10/ironia-irritacao-oriente-seu-filho-para.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário