segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pai e mãe, eternos professores dos filhos.


    Tem um ditado que diz que, para os pais, "os filhos serão sempre eternas crianças"... E constamos, na prática, que isso acontece. Dia a dia, desde que os filhos têm o dom da compreensão, os ensinamos como se tornar bons filhos e bons cidadãos. E essas lições se estendem na infância, adolescência e se prolonga até mesmo na fase adulta. É importante essa interconexão pais & filhos. Fazer pessoas melhores é, em verdade, o papel do todo pai responsável.

     Cordialidade

     Ser cordial é um gesto humano de bem tratar os outros para bem tratado ser.
     Ter afeição sincera, bons modos, fineza no trato, são posturas básicas de cordialidade que devem estar presentes na vida de qualquer pessoa contemporânea.
     Respeitar pai e mãe, ser gentil com as pessoas, independente de idade, cor, classe social; ter cuidado e atenção com as coisas sob sua responsabilidade, são atitudes que corroboram a cordialidade.
     Como nos comportamos em casa, aos olhos da família, será um livro por onde os filhos aprenderão a se comportar. Portanto, escrevamos esse livro em páginas claras, com belas lições, usando a caneta da cordialidade.
     Ensinar esse gesto nobre aos nossos filhos é prepará-los para uma nova era, um novo mundo, onde, de crianças a anciãos, vivem e se relacionam de forma dócil e cosmopolita.

>>

     Crescendo com o filho

     É na fase dos primeiros passos que seu filho o usará como apoio para manter-se de pé e empreender caminhada. Esteja com ele.
    Depois, vendo seu rápido desenvolvimento, emocione-se quando um dia, pela primeira vez, ele pronunciar a palavra ‘pai’. Esteja bem perto dele para gravar o som no seu crânio e a imagem na sua retina.
     Durante os anos seguintes, evolua com ele – ele o conhecendo mais e você se apaixonando perdidamente por ele.
    Já maiorzinho, seja seu parceiro inseparável. Saia para passear, leve-o a um bosque, pule e corra com ele. Aproveite um domingo e leve-o ao cinema. Ria, gargalhe, divirtam-se como duas crianças...
   Aproveite a infância do seu filho, o tempo passa tão rápido... Em breve ele crescerá, ficará adulto e, pronto para o mundo, alçará vôo próprio...


     Inácio Dantas

    (do livro ® ”Pai, o que dizer para o seu filho?”)

     Temas relacionados (Quando o amor chega...):

     Temas complementares (Qual o preço da paz?):

     Temas afins (Sucesso, com a força de Deus):

Nenhum comentário:

Postar um comentário